16/06/2011

Torta de Criptônio


ilustração Bia Porto
      Pois é. Cá estamos, meu neto e eu, lado a lado, cada qual com seu notebook. Ele na tarefa da escola e eu começando um orçamento que preciso entregar ontem. A diferença é um zero: eu sessenta, ele seis.
      Não disfarcei a irritação quando o pai dessa criança a empurrou porta adentro dizendo que era só por algumas horas: ele e a mãe precisavam sair e a babá tinha faltado. Argumentei que adoro meu neto, que gosto muito quando ele fica em casa, mas que hoje preciso trabalhar. Só a porta ouviu meu protesto.  Enfim, estamos aqui e não nego minha felicidade com a coisinha por perto. Começo minha planilha e ao que parece o pimpolho já está envolvido na sua missão.  Fico curiosa para saber que tarefa a escola dá a uma criança de pouco mais de seis anos, mas me calo. Melhor mergulhar nos números.
     - Vó... o que é meio ambiente?
     Pronto... começou. Lá se foi minha planilha...
     - Procura no Google.
     - Já procurei. Tem 60 milhões de resultados. Qual eu copio?
     - Não é para copiar, é para ler, entender e escrever.  Pega o primeiro resultado. Você não trouxe um caderno?
     - Não sei escrever!  Mas sei ler.
     - Mas não escreveu na janelinha do Google?
     - Não, só digitei. Só vou escrever em papel no ano que vem. Você sabe ou não o que é meio ambiente?
    - Sei. – respondo, aflita, o orçamento ainda no primeiro de 50 itens. –  Digita aí que é o planeta inteiro com seus reinos vegetal, animal e mineral.
    - Dá um exemplo. A profa sempre dá e a gente entende melhor.
    - Água e terra são do reino mineral, plantas do reino vegetal, e gente e bichos do animal.- concluo com toda certeza de  uma sábia avó.
    - A água da torneira também é mineral?
    - Claro. Toda água é mineral. Você já viu água vegetal ou animal?
    Ele pensa um pouco. Nasceu depois da invasão do plástico, não conheceu a eficiência dos filtros de barro e ainda não se deu conta de que essa lenda de água “mineral” só serve para vender garrafas plásticas. Mas... não vou falar disso agora. Consigo passar para o item 02 do orçamento.  
    - E o ar? É mineral também?  Não tem cara de vegetal nem de animal.
    Fico confusa. O ar?  Tudo parecia tão simples... E essa agora?  Melhor ligar para a amiga bióloga. Vamos lá...
    - Alô? Edison? A Patrícia está por perto? Não precisa chamar... Só pergunta pra ela se ar é mineral! – falo, esperando uma resposta qualquer, desde que curta e clara.
    Ouço uma conversa entre eles e ela pega o telefone.
   - Na verdade não, pois o ar tem compostos inclusive orgânicos, como gás carbônico, além de oxigênio, nitrogênio, argônio, criptônio, hélio, neônio, e xenônio. Essa classificação de reino mineral, vegetal e animal não é mais usada... as coisas mudam... na abordagem atual são considerados os aspectos geomorfológicos.... troposfera, estratosfera, , termosfera e exosfera ... patati.. patatá...
    Tento anotar o que ela fala, mas me perco e desisto. Ela diz que os reinos agora servem só para seres vivos, que reúnem, por exemplo, espécies e famílias de animais.  Espécie é um conjunto de uma ou mais populações que partilham o mesmo fundo genético e produzem descendentes férteis. Família... não deu tempo de anotar...Mas ela dá um exemplo que entendo, mas não consigo juntar com  tudo que ouvi.
   - Se um tigre cruza com um gato, os filhotes serão estéreis Por isso são de espécies diferentes. Se um viralata cruza com um poodle, os filhotes serão bem feios, mas podem ter descendentes. São, portanto, da mesma espécie.
     Desligo. A idéia de um tigre cruzando com um gato me confunde. Se eu fosse um tigre comeria o gato, mas talvez as coisas tenham mesmo mudado até para os tigres.
    O garotão me olha ansioso pela resposta.
    - Vó, o que é meio ambiente?  Preciso terminar a lição...
    - Não sei mais o que é. Quando a Terra era mais simples e só tinha atmosfera eu sabia..– respondo reticente. – Não sei mais.
    - Ela não explicou? Ficou tanto tempo falando...
    - Não. Ela só disse que as coisas mudam depressa demais e as avós devem preparar bolinhos para o lanche. Quando seu pai voltar pergunta essa coisa de ambiente pra ele. Agora vamos para a cozinha fazer uma torta de criptônio e um suco de mesosfera bem gelado. Depois você vai desligar o computador e ler uma história infantil.  Num livro, claro, e no quarto.

4 comentários:

  1. Resposta: respire fundo ! O que você sentiu ? Cheiro de mato vó. Então o ar é vegetal.

    ResponderExcluir
  2. Não sei por que vc demora tanto para postar histórias novas no seu blog? São tão deliciosas de ler e depois, se formos analisar o conteúdo e não só a história em si, tem sempre algo para nos ensinar. Como sempre, ótimo...

    ResponderExcluir
  3. Nivia Galego10/08/2011, 11:17

    Georgeta... estava folheando a revista, qdo me deparei com seu delicioso texto... comecei a ler por curiosidade, mas pretendo postá-lo, por puro prazer... ADOREI!!! obrigada pela leitura! Nivia

    ResponderExcluir